quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

AVAAZ - Petição de Impeachment da Presidente Dilma

No dia 24 de novembro de 2014, surpreendentemente recebi um telefonema do Diretor da AVAAZ no Brasil, Michael Freitas Mohallem. Após alguns meses sendo veiculado nas redes sociais, reportagens de vários jornais da internet a respeito da postura da AVAAZ no congelamento da petição da presidente Dilma, fomos informados que Pedro Abramovay já não atua na entidade há alguns anos e que havia recebido um e-mail enviado por mim, com questionamentos sobre o congelamento da petição. Relatou também que o objetivo do contato era esclarecer os fatos ocorridos àquela época com a petição. Disse ainda que em função do tráfego no acesso (quantidade de conexões simultâneas), era gerada uma instabilidade no site que acabava por congelar a imagem e posteriormente a queda do site.

Ainda segundo Michael, para solucionar o problema, a AVAAZ disponibilizou a petição em um outro servidor e atualizava as assinaturas manualmente. Informou também que a entidade não tem um posicionamento político e que trabalha com o objetivo de prestar serviços à sociedade e ainda não tem nenhum interesse em beneficiar o partido que venceu as eleições. Informou-me também que o site original já estava novamente liberado e que inclusive os contadores que identificam o país de origem da assinatura também já estavam liberados.

Questionado sobre os vários e-mails enviados por nós, afirma ter recebido apenas esta mensagem. Informei então que, somente eu enviara pelo menos cinco e-mails e vários outros enviados por outros internautas. Recebi apenas uma resposta da AVAAZ, mas sei que outras pessoas tinham conhecimento porque as alterações na página foram feitas por pelo menos um colaborador.

Nos dias que antecederam às eleições, já tínhamos aproximadamente 1.3 mil assinaturas/ hora, um número bastante expressivo. No dia que Dilma foi reeleita, acredito que a petição bateu o recorde de assinaturas por hora, eram aproximadamente 3.5 assinaturas a cada hora e eram assinaturas de pessoas residentes em diversos país diferentes. Foi incrível,  as adesões simplesmente triplicaram e ao atingirmos aproximadamente de 1,1 milhão assinaturas, deu-se inicio das falhas.

Inicialmente o site começou a falhar e logo saiu do ar. Por um momento apresentava apenas uma mensagem de erro na tela. Pude observar que todas as outras petições do AVAAZ funcionavam perfeitamente e apenas esta petição apresentava problemas. Em dado momento a conexão se restabeleceu e logo apresentou uma página totalmente modificada.

No primeiro momento retiraram os contadores que identificavam os países de origem das assinaturas e abaixo do contador oficial que deixara de funcionar em tempo real, foi inserido um texto e outro acima da foto da presidente, ambos reproduzidos abaixo na íntegra por texto e em fotografia tirada no dia 28/11/2014

"No momento, estamos enfrentando alguns problemas com o nosso site que afeta algumas páginas de nossas campanhas. Por isso, criamos esta nova página para garantir que nenhuma assinatura seja perdida. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Nesse meio tempo você pode assinar esta petição preenchendo o formulário abaixo. Obrigado pela sua paciência."


"O contador de assinaturas não está atualizando automaticamente por causa da grande quantidade de tráfego em nosso site. Nossa equipe de tecnologia está trabalhando para consertar isso o quanto antes. Enquanto isso, atualizaremos o contador manualmente." (fonte - http://periodicobr.blogspot.com.br/2014/10/avaaz-e-contra-o-impeachment-de-dilma.html)


Fotografia da tela no momento em que o serviço foi restabelecido. Observe a mensagem acima da foto da presidente e abaixo do contador oficial (fonte: Diário do Poder - http://www.diariodopoder.com.br/noticias/site-avaaz-segura-abaixo-assinado-pelo-impeachment-de-dilma/)


Esta petição ainda ficou no ar recebendo as assinaturas manualmente e com atualizações mínimas de assinaturas a cada uma hora. Questionado sobre o arquivo de log que registram as transações, informou-nos que tanto a petição antiga quanto a nova, não possuíam um arquivo de log que registrasse as transações. Sequencialmente a relação de assinaturas/horas caiu significativamente e questionados novamente, eram as muitas assinaturas inválidas e repetidas que eram eliminadas na consistência das informações.

Passado mais alguns dias, a página da petição foi substituída uma nova petição, conforme a imagem abaixo. Observe que nesta fotografia (fonte: Rogério Teixeira Martins), a página já aparece sem o texto acima da foto da presidente e sem o texto abaixo do contador oficial,  com um link [Leia mais aqui], logo ao final do texto abaixo da foto da presidente.


Imagem da página da Petição de Impeachment                   Fonte: Rogério Teixeira Martins


Clicando no link da página, uma enorme surpresa.

       DECLARAÇÃO DA AVAAZ SOBRE PETIÇÃO QUE PEDE O IMPEACHMENT DA                                                                       PRESIDENTE DILMA ROUSSEF

O texto é reproduzido na íntegra abaixo, também ilustrada com a fotografia da página

"Declaração da Avaaz Sobre Petição que pede o Impeachment da Presidente Dilma Rousseff


A Avaaz é uma organização cívica com mais de 39 milhões de membros ao redor do mundo. A seção Petições da Comunidade no site da Avaaz permite que qualquer membro crie petições sobre qualquer tema que for importante para ele ou ela. As opiniões expressadas no site Petições da Comunidade não necessariamente representam a visão da organização ou do restante da comunidade da Avaaz.
Em maio de 2013, um membro brasileiro da Avaaz criou uma petição pedindo o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. A Avaaz é uma comunidade voltada e 100% financiada pelos seus membros. Sempre que há discordância entre os membros sobre uma petição considerada polêmica, pedimos que a própria comunidade vote se a petição deve permanecer online ou se deve ser retirada do ar.
A Avaaz indagou a um grupo representativo dos seus membros brasileiros sobre a petição. Os resultados preliminares mostram que a maioria dos membros não apoia tal petição, mas também acredita que ela não deve ser retirada do ar. Essa decisão é consistente com o histórico de nossa comunidade de apoiar a discussão de temas controversos e dar espaço para o debate deliberativo.
Portanto, a pesquisa mostra que a comunidade da Avaaz em sua maioria não apoia uma campanha pelo impeachment da presidente Dilma. Somos uma organização democrática, e a maioria dos brasileiros acabou de votar e re-eleger a presidente Dilma Rousseff. De fato, nossa comunidade, que inclui muitos dos eleitores de Dilma e Aécio, refuta a petição de tal forma que até agora 46% da comunidade solicitou que a petição fosse tirada do ar. Entretanto, é preciso o apoio da maioria (acima de 50%) para que qualquer conteúdo da seção Petições da Comunidade seja retirado do ar.
Para mais informações, por favor entre em contato com media@avaaz.org"


Imagem do link com manifestação da AVAAZ.                                                                         Fonte: Rogério Teixeira Martins

Posso afirmar que como membro que sou, assim considerado pela AVAAZ, não fui consultado por nenhum representante e nenhuma mensagem foi recebida, que comunicasse tal evento . Também não tenho conhecimento de nenhum outro, ou pelo menos, notícia de que outro membro da AVAAZ tenha sido consultado.  Não houve nenhuma divulgação ou pelo menos uma satisfação sobre a consulta em nenhuma mídia e que acredito que a decisão pode ter sido arbitraria.

Depois de todo este desarranjo, alguém com o codinome Vi.M. criou uma petição no site da AVAAZ, como reposta à petição aberta pelo impeachment da presidente Dilma. Seria mera coincidência?


Petição a favor da presidente Dilma feita no AVAAZ pelo codinome ViM. Seria mera coincidência ?


No dia 01 de dezembro, recebi a atualização mensal da AVAAZ, com as estatísticas da semana. Constavam 1.158.787 milhão de assinaturas. No arquivo PDF disponibilizado pela AVAAZ somavam-se 1.157.343 assinaturas e na pagina da petição constavam 1.479.397 assinaturas. Na verdade foram apresentadas três informações diferentes, três realidades diferentes. Em qual devemos acreditar? Quanto a Declaração da AVAAZ sobre Impeachment da Presidente Dilma, a AVAAZ informou apenas que achava importante que aquela declaração estivesse ali porque as manifestações nas ruas defendiam a intervenção militar e a volta da ditadura. 

Entendemos que AVAAZ tem o objetivo único de prestar serviços à sociedade e se esse objetivo não é atingido, pode tornar-se um desserviço. É necessário que este tipo de abuso seja reprimido e investigado para que não engane mais pessoas de bem que lutam por uma política justa, honesta e ética.

De qualquer forma confirmo o recebimento das assinaturas e afirmo que se algum grupo interessado que tenha acesso a algum parlamentar ou pessoa de direito, quiser dar andamento no processo e protocolar no congresso nacional, as assinaturas estão disponíveis a qualquer cidadão, unicamente para este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias de São João Del Rei

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

Pobre Velha Música!

Pobre velha música!
Não sei por que agrado,
Enche-se de lágrimas
Meu olhar parado.

Recordo outro ouvir-te,
Não sei se te ouvi
Nessa minha infância
Que me lembra em ti.

Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fui-o outrora agora.


Teste de Velocidade da Internet

Tecnologia - Desktop

Tecnologia - Desktop
Dell Inspiron 560S